Seja bem Vindo!
Empreendedorismo no Ensino Formal

Empreendedorismo no Ensino Formal

Compartilhar é se importar!

 

Enquanto o empreendedorismo digital avança a passos largos na rede mundial de computadores, o Sebrae busca parceria com as universidades brasileiras afim de obter espaço para o ensino do empreendedorismo no ensino formal e tradicional. A partir do próximo semestre instituições de ensino superior irão oferecer esse tipo de conteúdo a fim de desenvolver competências empreendedoras em quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho.

O Sebrae abriu edital para que universidades de todo o país pudessem encaminhar propostas de ações conjuntas para o ensino do empreendedorismo. De 122 propostas recebidas de instituições de ensino superior o Sebrae aprovou 95. A lista completa das instituições que terão convênio com o Sebrae pode ser consultada clicando aqui.

Queremos estimular o empreendedorismo no ensino formal. O mundo do trabalho exige hoje flexibilidade, capacidade de iniciativa e de adaptação a mudanças. E essas são características trabalhadas e desenvolvidas na educação empreendedora. É preciso preparar nossos alunos para serem bem-sucedidos em suas carreiras.” 

Luiz Barretto – Presidente do Sebrae.

Antes tarde do que nunca, embora tardia essa iniciativa é muito bem vinda, porem somente o ensino do empreendedorismo não basta, para ser empreendedor é preciso querer e ter muita garra, determinação e persistência além de ser líder de si próprio.

Embora estejamos na era da informação à cultura da era industrial ainda influencia o comportamento da maioria das pessoas como se vivessem ainda naquele tempo onde as relações entre o emprego e os trabalhadores eram bem diferentes dos dias atuais.

É por causa desse comportamento que essas pessoas ainda alimentam a falsa percepção de segurança de um emprego com carteira assinada trazida da era industrial onde o anseio de fazer carreira e aposentar-se na mesma empresa eram predominantes, hoje a realidade é outra, as empresas precisam de inovação e pessoas com capacidade de inovar sempre e as novas gerações querem liberdade.

Empreendedorismo e Trabalho

Ser empreendedor é praticar o empreendedorismo continuamente, ser empreendedor é antes de tudo ser curioso e desejar ardentemente aprender sempre, não é para os que acham que já  sabem tudo e não tem mais nada para aprender, é possível para todos ser empreendedor? Sim, é possível, basta querer. “As pessoas não fracassam elas simplesmente desistem”.

Nota para reflexão: É o fim de uma era para a BlackBerry. A fabricante anunciou que irá demitir 4.500 funcionários.

Segurança????

Compartilhar é se importar!

Custodio Barreiros

Consultor, empreendedor e apaixonado por negócios sejam no mundo real ou digital, acredito que tudo está conectado e que vivemos a melhor era para os negócios, onde os desafios transformam-se rapidamente em oportunidades.
Fechar Menu